
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar do ROI, mas talvez não saiba o que isso realmente significa. Por parecer complicada num primeiro momento, a sigla, muitas vezes, é passada batida na hora de calcular os custos e lucros de uma empresa 一 e é exatamente para evitar que isso aconteça que trazemos o assunto no texto de hoje.
Do inglês “Return on Investment”, ROI, em sua tradução literal, quer dizer “retorno sobre investimento”. Em outras palavras, ele nada mais é do que uma métrica para calcular o quanto uma empresa teve de retorno sobre os investimentos realizados, sejam eles em marketing, eventos ou viagens corporativas.
A seguir, nós vamos explicar detalhadamente como esse cálculo é realizado, os indicadores utilizados e como ele se transforma em uma ferramenta estratégica para a empresa. Portanto, continue com a gente e acompanhe a leitura!
O cálculo e os indicadores utilizados
Toda empresa tem a intenção de expandir os seus negócios e, consequentemente, aumentar os seus lucros. Para tal, é necessária uma análise sobre o quanto está voltando sobre o valor investido em uma viagem corporativa.
De forma sucinta e rápida, o ROI é calculado através da fórmula abaixo:
ROI (%) = [ (receita bruta – custos gerais) / custos gerais ] x 100
Traduzindo: primeiro você faz a subtração da sua receita total com os custos gerais que a viagem teve, depois pega esse resultado e divide pelos custos gerais e, por fim, multiplica por 100. O resultado final será a porcentagem do quanto o investimento rendeu para a empresa.
Em números hipotéticos, suponhamos que sua viagem de negócios teve um custo de R$ 5 mil e, nela, você conquistou um contrato de R$ 40 mil. Aplicando os valores na fórmula, o ROI será de:
[ (40.000 – 5.000) / 5.000 ] x 100 = 700%
Por que o ROI é visto como uma ferramenta estratégica?
Com números favoráveis que resultam das viagens corporativas, o planejamento estratégico da empresa pode ser aprimorado cada vez mais. Ou seja, com a mensuração de um trabalho, você pode observar o que dá mais certo na hora de estruturar uma viagem, quais lugares geram melhores resultados e qual o valor médio que você pode investir.
Além disso, saber o ROI de uma ação pode trazer outros benefícios além do financeiro, como é o caso do networking que o profissional cria e as oportunidades de novos negócios futuros que podem ser abertas durante palestras, workshops e demais eventos corporativos.
E para que tudo isso dê resultados positivos ao final, contar com a ajuda de uma agência especializada em viagens corporativas é fundamental. Afinal, quem tem experiência na área sabe o caminho que precisa ser trilhado para chegar ao sucesso.
A Premier Turismo, há 30 anos apaixonada pelo que faz, trabalha com tecnologias modernas e de forma que garanta o sucesso de cada cliente. Por conta disso, garantimos experiências únicas e aproveitamento máximo do investimento que está sendo feito.
Clique aqui e converse conosco!
Leia também: