Atualmente, a sociedade moderna vive no mundo BANI. Ou seja, marcado por ser frágil (Brittleness), ansioso (Anxiety), não linear (Nonlinearity) e incompreensível (Incomprehensibility). Tais características fazem com que, para sobreviver, as empresas precisem ser capazes de dar respostas na mesma velocidade com que são atingidas pelas transformações no contexto. Para entender um pouco mais sobre o BANI, clique aqui.

Consequentemente, com a pandemia do novo coronavírus, o mercado de eventos — que vinha crescendo 6,5% por ano desde 2013, segundo a ABEOC — precisou se adaptar para continuar funcionando. Para se ter uma ideia, conforme estudo realizado pela Evento Único com empresas de diferentes segmentos, antes da pandemia, 91% das companhias pesquisadas realizavam apenas eventos presenciais.

No entanto, a rápida digitalização do negócio, que foi acelerada no ano passado, foi fundamental para que o setor desse a volta por cima e continuasse com os trabalhos. Como resultado, 95% destas empresas passaram a realizar eventos digitais ou híbridos em 2020, de acordo com o mesmo estudo da Evento Único.

Diante desse cenário, nós vamos te explicar como organizar um evento virtual para a sua empresa, bem como suas vantagens e os tipos de eventos que podem ocorrer nesse formato.

Acompanhe a leitura!

Evento presencial x Evento virtual

Antigamente, quando precisavam participar de algum evento, as pessoas tinham que se deslocar até um espaço físico, pois era praticamente a única opção oferecida até então. Porém, com a inclusão da tecnologia de transmissão on-line no setor de eventos, essa participação ficou muito mais acessível .

Apesar de o objetivo ainda ser o mesmo, ou seja, apresentar conteúdo relevante para um certo público-alvo, é preciso ter em mente que um evento on-line não é a mesma coisa que um evento presencial.

Na realidade, a estrutura permanece a mesma, pois ainda é preciso muito planejamento e divulgação. Contudo, os gastos são transferidos:

  • Em vez de um auditório, um estúdio de streaming e uma plataforma condizente com o propósito;
  • No lugar de estandes, serviços terceirizados e logística de participantes, muito investimento em tecnologia de ponta.

Tipos de eventos possíveis

Se pararmos para pensar, percebemos que quase todo tipo de evento presencial pode ser feito virtualmente. Para isso, são necessárias algumas adaptações e ajustes. Confira abaixo alguns modelos:

Workshops

Workshops são eventos em que pessoas interessadas em um mesmo assunto se reúnem e debatem sobre ele. Mas é importante escolher uma plataforma que ofereça a opção de interatividade, pois monólogos muito extensos podem fazer com que o público se distraia, por mais interessante que seja o assunto.

Palestras

A partir da tecnologia de streaming, é totalmente possível realizar palestras de forma on-line. Nesses eventos, os palestrantes fazem uma apresentação sobre determinado assunto que dominam, de qualquer lugar do mundo que tenham acesso à internet.

Meetups

Eventos mais informais que têm como objetivo o crescimento do networking dos participantes, os meetups são excelentes para profissionais que querem saber mais sobre um assunto que lhes interessa.

Treinamentos

O treinamento on-line é uma forma de promover o crescimento individual dos colaboradores por meio de conteúdos e atividades feitas à distância. Ele pode ser feito através de terceiros ou até pela própria empresa, repassando conhecimentos importantes para a realização das suas tarefas. O evento pode ser acessado a qualquer momento ou então ocorrer em horários estabelecidos, com aulas ao vivo.

Feiras

As feiras de negócios têm como objetivo principal expor e vender produtos de determinado segmento e, atualmente, várias plataformas realizam esse tipo de evento de forma virtual. Mas é importante que haja uma estrutura na qual seus expositores possam apresentar e negociar seus produtos e serviços.

Atenção aos detalhes

Antes do seu evento começar, é importante repassar alguns avisos aos participantes. Pois, assim como a situação pode ser nova para você, ela também é novidade para muitas pessoas. Por isso, oriente-os aos seguintes detalhes:

  • Escolher um lugar tranquilo e silencioso;
  • Verificar se há bateria suficiente no equipamento, para não haver nenhum tipo de interrupção;
  • Caso o evento seja acompanhado pelo celular, a posição horizontal é a mais recomendada;
  • Quando quiser falar, sempre pedir a vez para o mediador.

A Premier Turismo possui as melhores tecnologias para tornar o seu evento virtual em uma experiência única aos participantes. Clique aqui e conheça todas as vantagens do nosso serviço!

Leia também: