Viajar sozinho(a) é uma experiência enriquecedora que permite você ter o prazer de apreciar a própria companhia, conhecer novas culturas, expandir seu autoconhecimento e desbravar o destino dos sonhos com um roteiro totalmente personalizado com o seu perfil. E pensando em proporcionar essa experiência para você separamos 10 dicas que irão te ajudar nessa jornada solo.

1. Comece por destinos fáceis
Tenha pequenas experiências na sua própria companhia, como ir ao cinema por exemplo. Comece por destinos familiares, que tenham uma língua similar ao português como Portugal na Europa ou Argentina, Chile, Uruguai e Peru na América do Sul, e até mesmo as cidades brasileiras que são donas de beleza singular e peculiaridades a serem exploradas. Além do mais, destinos familiares proporcionam um pouco mais de segurança e conforto quando se trata de viajar sem nenhuma companhia.


2. Pesquise tudo sobre o destino
Busque obter o maior número de informações possíveis sobre o destino desejado como percursos, o que fazer na cidade, bons restaurantes, bons hotéis, a cultura local, assistir pelo Youtube relatos de pessoas que já foram para o destino ou moram lá, qual o melhor período para visitar o destino desejado, como é o clima lá e etc. Isso é uma regra de ouro que irá facilitar sua vida ao planejar uma viagem sozinho(a).

3. Planeje com antecedência
Agora que você já escolheu o seu destino dos sonhos levando em consideração seu objetivo pessoal em ter essa experiência com este local, é essencial que você planeje sua viagem com antecedência para que não tenha nenhuma surpresa desagradável. Pensando nisso, é importantíssimo que você crie um cronograma para cada dia da viagem com o máximo de detalhes possível, como a forma de deslocamento, as atrações e passeios que não quer perder, horários, lugares pré-definidos para fazer as principais refeições e etc. e é claro, sempre listando os custos, fazendo estimativa de investimentos com transporte e outros para que não fuja do seu orçamento.

Se a intenção é economizar busque comprar antecipadamente suas passagens, pois a chance de conseguir tarifas baixas é maior. Outra dica é verificar se a época que pretende viajar é alta temporada (maior fluxo de turistas) ou baixa temporada (menor fluxo de turistas) para aquele destino, faz uma diferença considerável no planejamento saber isso.


4.  Administre seu dinheiro
Planeje bem quanto vai precisar e sempre mantenha um pouco de dinheiro em espécie com você (verifique qual é a moeda local, caso o destino seja internacional). Nem todos os lugares vão aceitar cartões e pode ser que seja difícil encontrar um caixa 24 horas.

É importante levar mais dinheiro do que o planejado para que caso ocorra algum imprevisto ele possa ser contornado. Outra dica é usar aquelas pochetes para não precisar ficar carregando bolsa pra lá e pra cá correndo o perigo de esquecer em algum lugar.

5. Leve uma distração
Provavelmente você não sairá toda noite ou irá se comunicar com alguém o tempo todo, então leve um bom livro, baixe filmes em seu tablet, jogos no celular, algo que te distraia nos momentos em que você estará somente consigo mesmo.


6. Tenha contatos de emergência
Em casos de dificuldades é importante ter contatos de emergência como por exemplo da embaixada brasileira daquele local em caso de viagens internacionais, do local de onde você está hospedado ou algum parente ou amigo.

7. Verifique os seus documentos
Verifique qual a documentação necessária para o destino escolhido. É importante também sempre andar com seus documentos para evitar confusões por estar sem eles, principalmente em destinos internacionais. Mantenha no mínimo uma cópia autenticada dos documentos para possíveis casos de perda ou furto.


8. Informe aos parentes e amigos de confiança detalhes de sua viagem
Por questão de segurança sempre deixe alguém ciente do seu itinerário, quando você vai e volta, onde está hospedado, seu cronograma de viagem e etc. caso precise ser contatado.

9. Carregue uma mala leve
Deixe a mala o mais leve possível, afinal, você estará sozinho(a) e terá que carregar sua mala por aí. Uma pequena bagagem pode ser o suficiente. É importante ser objetivo e levar apenas o que será útil para que sua viagem seja leve.


10. Faça um checklist e aproveite
O checklist de viagem tem como propósito ajudar na organização de toda a sua viagem para evitar preocupações. Nada mais é do que uma lista que contém coisas que você não pode deixar de fazer ou levar em seu passeio. Na internet você pode encontrar um modelo ou criar seu próprio checklist e aproveitar sua viagem sem nenhuma preocupação.


Como inspiração deixo aqui o relato de Munira que teve uma experiência única sozinha pelo Egito.

Pretende viajar sozinho(a) mas ainda acha difícil montar um roteiro? Entre em contato conosco e descubra um roteiro completamente personalizado. 🙂