A sociedade é composta por diferentes integrantes, mas sabe-se que as empresas possuem um papel fundamental nela, visto que gera empregos e, consequentemente, proporciona serviços e produtos que melhoram a vida das pessoas. Porém, junto a essa responsabilidade social, os negócios precisam atentar-se a outro aspecto imprescindível aos dias atuais: a sustentabilidade.

Assim como é divulgada e empregada em diversos aspectos, a sustentabilidade também pode promover muitos benefícios ao corporativo 一 e não só relacionados ao meio ambiente. Na realidade, para que uma empresa seja considerada sustentável, ela precisa ter 3 pilares em sintonia: o econômico, o ambiental e o social. Quanto mais integrados eles estiverem, melhor para todos.

E para te ajudar a implementar algumas ações em sua própria empresa, elaboramos este texto com algumas dicas bem práticas. Acompanhe a leitura!

1 – Infraestrutura

Comece observando o espaço em que seu negócio está. Ele possui um projeto de iluminação adequado? Quanto de luz solar é aproveitada? Tenha em mente que questões como essas podem impactar diretamente no orçamento destinado à energia.

Por isso, considere substituir as lâmpadas comuns por LED, bem como amadurecer a ideia de ter um projeto de luz solar, a fim de produzir sua própria energia em determinados momentos do dia.

2 – Documentação digital

De acordo com a Water Footprint Network (WFN), 68 milhões de árvores por ano são consumidas para a fabricação de papel 一 e isso só nos Estados Unidos.

Diante disso, várias soluções digitais já existem no mercado justamente para diminuir tamanho impacto, como a documentação digital e a assinatura eletrônica. Então, por que não incorporá-las em seu dia a dia?

3 – Resíduos

Estima-se que 2 bilhões de toneladas de resíduos são produzidos por ano no mundo todo, número bastante considerável se comparado à população de cerca de 7,8 bilhões de habitantes.

Para que essa realidade seja revertida, é importante que haja a conscientização dos colaboradores acerca da reciclagem, assim como o uso de copos e canecas individuais ao invés de copos descartáveis.

Como a Premier atua

Com a adoção do lema “Faça sua parte”, a Premier Turismo tem praticado diversas ações que não são só sustentáveis, mas também impactam diretamente na mudança de comportamento de seus próprios colaboradores.

Para exemplificar, todos os tópicos aqui listados fazem parte do dia a dia da agência. Além de um projeto de reciclagem para a separação de lixo comum, recicláveis, eletrônicos e pilhas/baterias, cada colaborador possui a sua própria caneca e tem como prática desligar todos os equipamentos eletrônicos antes de ir embora.

Ademais, a empresa reduziu em 50% o consumo de papel impresso e também tem uma despesa de energia reduzida, visto que lâmpadas LED são utilizadas para a iluminação de todo o espaço.

Atitudes como essas fazem uma grande diferença no conjunto. Portanto, que tal acompanhar este movimento rumo à sustentabilidade?

Leia também: