Após paralisação no início da pandemia, governo autoriza o retorno dos Cruzeiros no Brasil.

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus. O retorno dos Cruzeiros no Brasil aconteceu após quase dois anos de paralisação, mas agora eles estão liberados para voltar a navegar na costa brasileira.

Visando uma viagem tranquila e em segurança, a ANVISA elaborou uma cartilha com orientações aos viajantes de cruzeiro. O documento possui medidas gerais de prevenção ao COVID-19, bem como recomendações para seguir antes, durante e após o embarque.

De acordo com o Ministério do Turismo, estão previstos sete navios para a temporada 2021/2022, totalizando mais de 566 mil leitos, mas eles têm somente 75% de sua capacidade liberada, devido a protocolos de segurança.

A expectativa é de que 388 mil pessoas embarquem durante essa temporada com o retorno dos Cruzeiros no Brasil. Pensando nisso, nossa consultora de lazer Sandra Weber relatou sua experiência a bordo do MSC Seaside. O cruzeiro tem ótimo custo benefício, e possui protocolos específicos para navegar em meio à pandemia.

Acompanhe o relato:

“Antes de começar a falar das experiências dentro do navio, quero enfatizar sobre a documentação necessária para o embarque. Para entrar no navio, é necessário apresentar: teste RT PCR feito em até 3 dias antes da viagem, ou antígeno nasal feito no dia anterior à viagem; comprovante de vacinação completa (dose única, duas doses, ou três doses, para quem já tem essa possibilidade), voucher completo da MSC, bem como o formulário de saúde (anexo ao voucher) preenchido dentro das 6 horas que antecedem a viagem, seguro viagem incluindo seguro covid, além do documento original com foto de todos os passageiros. Ah, não esqueça a sua máscara! Sem ela você não embarca.

Para não termos nenhuma surpresa, fizemos a primeira parte do trajeto de ônibus, um transfer especializado no translado para Santos. Saímos na madrugada do dia da viagem e chegamos em Santos em torno das 9 horas da manhã. É um pouco cansativo, mas no final vale o esforço. Quem preferir tem a opção de ir de carro e ou de avião. Lembrando que não tem aeroporto em Santos, apenas em Guarulhos ou Congonhas, então de lá é preciso pegar um transfer para o porto. Fique atento ao horário de check-in marcado em seu voucher!

Chegando em Santos, a primeira coisa a se fazer é despachar as bagagens, para quem quiser. As etiquetas de bagagens vão junto com o voucher, é só dobrar e colocar em sua mala. Nessa etapa você já apresenta toda a documentação.

Se optar por despachar a bagagem, separe uma mochila com itens essenciais, uma muda de roupa e toda documentação, pois após o despacho das malas, para passar para o saguão do Concais você terá que apresentar novamente a documentação. Suas bagagens serão entregues em sua cabine até às 18h.

Ao passar da sala de espera para o setor de embarque, você apresenta novamente a documentação e pega a senha para o efetivo check-in.

Chamando a sua senha, vá para a fila, que costuma ser rápida pela quantidade de guichês, apresente toda a documentação novamente, mas nesse momento a averiguação dos documentos é feita com mais precisão. Tempo de antecedência do teste, se tomou mesmo as vacinas, se preencheu e assinou o formulário de saúde, se tem o seguro viagem, além do documento original.

Vale ressaltar que o resultado do teste e o comprovante de vacinação precisam estar em português.

Tudo certo no check-in, o passageiro pega seu cartão de embarque. Nele constará o restaurante onde será o seu jantar todas as noites, bem como o horário e o número da mesa. Esse cartão será o seu meio de pagamento a bordo, tudo o que consumir ou adquirir será anotado nele.

Já a bordo do navio, você pode se dirigir a sua cabine e se instalar. As refeições já estão liberadas, independente do horário que embarque.

No primeiro dia tivemos a apresentação de segurança obrigatória, que todos precisam fazer. Devido à pandemia as apresentações estão sendo realizadas nas TVs das cabines, ou nos inúmeros monitores dos bares e lounges, não mais na sacada externa com todos os passageiros, como antes.

Após a apresentação você deve se dirigir ao seu ponto de embarque, caso venha acontecer alguma emergência. Eles bipam o seu cartão para comprovar que fez este treinamento. Não deixe de fazer, ele é muito importante.

Neste dia ainda ou no máximo no segundo dia de cruzeiro, vincule o seu pagamento, seja ele no cartão de crédito (liberado para compras internacionais) ou em espécie (dólar ou real), nas máquinas disponibilizadas no deck da recepção.

Caso não faça isso, terá que regularizar o pagamento no último dia de cruzeiro, até as 23h.

Após finalizar a parte burocrática, comece a aproveitar a sua viagem de cruzeiro.

Uma das mudanças a bordo devido a pandemia, é referente às bebidas nos bares e lounges, você não pede mais para os “bartenders” nos balcões, para evitar aglomerações. Os pedidos são feitos para os garçons que ficam ao lado dos bares, em lugares específicos. Não tem mais garçons passando pelas áreas das piscinas ou corredores das espreguiçadeiras, para pedir sua bebida, você precisará ir até o bar e solicitar a um desses atendentes.
Neste cruzeiro que fiz, a boate estava fechada, sendo usada apenas como um bar, para não gerar aglomerações.

As festas e shows continuam. Quando na área externa do navio, sem restrições, e quando na parte interna do navio, o uso da máscara é obrigatório.

O retorno dos Cruzeiros no Brasil

A academia também estava fechada, para evitar qualquer possível proliferação do vírus.

Para a entrada nas lojas existe um número máximo de pessoas permitidas, com controle de entrada e saída.

Para os shows no teatro é preciso fazer a reserva, pois também existe limite de pessoas. Agende com antecedência. Geralmente são 3 horários, reserve a melhor opção para conciliar com o seu jantar.

A MSC está permitindo parcelar suas compras a bordo em reais. A partir de 100 USD em até 5x e a partir de 500 USD em até 10 x. Mas neste caso você precisa vincular o seu cartão de crédito no 2° dia, precisando estar liberado para compras internacionais.

Sobre os pacotes de bebidas, pacotes de internet, SPA, massagens, e demais serviços cobrados à parte, os valores para compra a bordo são bem mais caros. Aproveite para comprar esses serviços antes do embarque. O pacote de bebidas é em torno de 15% mais barato do que a bordo, o SPA comprado no dia do fechamento do seu cruzeiro, sai com 40% de desconto. E isso é verdade, viu?

Dentro do navio tem muita coisa para fazer, se organize para conhecer e aproveitar todas as atrações a bordo. Tem muitas opções de piscinas (adulto e infantil) e jacuzzis (que devem ser utilizadas apenas por membros da mesma família).

O cassino, cinema, boliche e demais entretenimentos estão abertos, com obrigatoriedade do uso de máscaras.

A MSC está com valores muito bons, bem como a Costa cruzeiros. Parcelamento facilitado e, como todos sabem, é um roteiro com ótimo custo benefício, com refeições inclusas além de uma infraestrutura fantástica, tanto para os adultos quanto para as crianças.”

Deseja realizar uma experiência como esta e aproveitar o retorno dos Cruzeiros no Brasil? Temos uma equipe disponível para auxiliar a sua viagem de forma personalizada. Entre em contato através do e-mail ou de nosso WhatsApp.