Há algumas semanas a Gerente Geral Kelen Castro, juntamente com nossos diretores João Kampa e Rose Kupka, estiveram 15 dias em Portugal visitando o vale do Douro, Porto e Lisboa.

Em um relato especial e detalhado, ela compartilhou o roteiro destes dias incríveis com sugestões e percepções que podem auxiliar a sua escolha durante a estadia no país.

Em outubro de 2021 revisitamos Portugal, ainda durante a Pandemia do Covid-19, mas em um momento mais tranquilo. Iniciamos a viagem pelo Vale do Douro, seguimos para o Porto e finalizamos na maravilhosa Lisboa.

Cada uma das regiões tem sua particularidade, inclusive a temperatura no Vale do Douro estava agradável entre de 13º e 26º, no Porto choveu muito, com temperaturas entre 11º e 18º, mas dois dias conseguimos aproveitar para visitar a Cidade, e em Lisboa todos os dias com muito sol, mas a noite a temperatura declinava bastante.

O Vale do Douro, é uma região mais tranquila, e vale muito a pena, principalmente para quem aprecia vinho, com lindas paisagens desenhadas pelo rio Douro e pelas Quintas (como chamam nossas vinícolas), o Porto, uma cidade bela, muito turística, com uma mistura de toda a sua história e centros urbanos modernos e por fim Lisboa, a cidade oferece muitas oportunidades do que se fazer e muitas coisas para ver.

Embarcamos no Brasil com a Azul Linhas Aéreas com destino a Lisboa, no voo com duração de 09 horas. A viagem foi tranquila, com poucas restrições e regras novas por causa da pandemia, mas nada que impeça das pessoas voltarem a viajar. Na imigração em Lisboa, pediram para algumas pessoas o PCR e o Cartão de vacinação, mas para nós somente o passaporte.

No aeroporto de Lisboa estava nosso chauffer nos aguardando para realizar o transfer de Lisboa ao Vale do Douro, e após 04 horas de carro, aproximadamente, chegamos no Hotel Six Senses Douro Valley, esta quinta transformada em hotel, datada do Séc. XIX tem um design de interior contemporâneo onde combinam elementos da arquitetura tradicional portuguesa e o inimitável estilo Six Senses. Ficamos hospedados por 5 noites, onde o propósito era visitar as Quintas e aproveitar o hotel.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

A região do Douro, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. Há dois mil anos que lá se produz vinho.

Uma das Quintas que fomos visitar foi a Quinta da Pacheca , 30 minutos caminhando do Six Senses Douro Valle. Uma caminhada tranquila ao lado dos parreirais, passando por um vilarejo bucólico. A Quinta da Pacheca, é uma das mais prestigiadas e reconhecidas propriedades da Região Demarcada do Douro. A história da vinha nesta propriedade remonta ao século XVI.

Os parreirais da foto pertencem a essa renomada quinta, da onde colheram a uva do vinho top de linha “Pacheca Vale do Abraão, colheita 2017”. Ao alto o maravilhoso Six Senses Douro Valley.

Um dos dias fizemos algumas fotos com um fotógrafo pela região do hotel e também em um mirante na Capela Santa Bárbara e São Leonardo, próximo a cidade de Peso da Régua, onde se pode ter uma vista fascinante do Vale do Douro. Durante o passeio, o fotógrafo nos levou a outra quinta, a Quinta do Crasto, que fica em uma região de montanha com uma paisagem lindíssima para se olhar da Quinta.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

Em um dia fomos até a cidade de Peso da Régua, que fica a 15 minutos de carro do Hotel, uma cidade que fica às margens do Rio Douro, com muitas quintas renomadas espalhadas entre os terraços e montanhas, mirantes cinematográficos espalhados pela região desvendam os belíssimos cenários. Na cidade, fica o Museu do Douro onde pode-se conhecer a história do vinho e do lugar.

Chegou o dia de deixarmos o Vale do Douro e o maravilhoso Six and Senses Douro Valley para continuarmos nossa viagem; e após 1h30 de viagem de carro, chegamos na Cidade do Porto, também no norte de Portugal!

A cidade do Porto é a segunda mais visitada de Portugal, uma cidade fascinante e vibrante, com uma história intensa, atrações turísticas interessantes, vida noturna agitada, uma vasta seleção de restaurantes, muitas pontes imponentes que cruzam o rio Douro e possuem lindas vistas e com muitos turistas por todos os cantos.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

Nos hospedamos, por 5 noites, no Pestana Porto A Brasileira, hotel com excelente localização, porém não podemos considerar um hotel 5 estrelas ou de luxo. Este hotel histórico, foi construído na célebre Cafetaria Portuense A Brasileira, a primeira a servir café em chávena no início do séc. XX. Os quartos e suítes estão distribuídos por vários pisos temáticos relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI, durante a expansão marítima portuguesa.

Durante os dois dias em que não houve chuva caminhamos pela cidade. O Porto é uma cidade para se caminhar e aproveitar para conhecer seus pontos turísticos, seus restaurantes e observar as pessoas transitando por todos os lados, essas admirando as belas paisagens e monumentos que o Porto oferece, como a Praça da Liberdade, Pelourinho da Sé, a Estação de São Bento, Catedral da Sé, Ponte Dom Luís, Cais da Ribeira, e caminhar pela rua das Flores. Recomendo jantar no restaurante DOP, com pratos da verdadeira cozinha portuguesa, elaborados pelas mãos do Chef Rui Paula, a reserva tem que ser feita com antecedência.

Nos outros dias fomos ao Shopping El Corte Inglês, um shopping com várias marcas famosas, com mercado, adega de vinhos e vários departamentos.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

Após esses vibrantes dias na cidade do Porto, o nosso chauffer nos aguardava para a viagem até Lisboa. Foram aproximadamente 3 horas de carro, a nossa viagem durou mais, pois fizemos uma parada rápida na cidade de Fátima, para visitarmos o Santuário De Fátima, um dos destinos de turismo religioso mais visitado do mundo. Pela fé católica, foi lá onde ocorreu a primeira aparição da Virgem Maria às crianças pastorinhas Lúcia, Francisco e Jacinta, em 13 de maio de 1917, e é um daqueles lugares com muita energia espiritual.

Chegamos em Lisboa e nos hospedamos por 5 noites no Tivoli Avenida da Liberdade, um hotel com muito conforto, agradável, ótima localização, atendimento impecável e café da manhã excelente.

A cidade de Lisboa também é uma cidade agradável para se caminhar e apreciar a beleza que emana, com diversos locais para conhecer, gastronomia para todos os gostos e com muitos pontos turísticos de fácil acesso. Conta com vários prédios históricos sendo renovados e outros já reformados, o que a deixa ainda mais bela. Sugiro o restaurante Talho em Lisboa, em um ambiente intimista, transformam e arriscam diferentes formas de assar carne. Fazer reserva com antecedência, pois o lugar é pequeno.

Durante nossa estadia em Lisboa, fomos visitar o Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Torre de Belém e o Monumento do Vasco da Gama. O Castelo de São Jorge é um dos locais mais importantes de Lisboa. A mais antiga fortificação no local data de II a.C. Pode-se dizer que tem a melhor vista da cidade e do Rio Tejo.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

Caminhando desde a Avenida da Liberdade até o encontro do Rio Tejo, chegamos à Praça do Comércio, com seu Arco triunfal que ornamenta a passagem, é uma das praças mais lindas da Europa, era ponto de desembarque para os Reis e Chefes de Estado que visitavam Portugal.

Depois, com um táxi, fomos até a Torre de Belém, Património da Humanidade da UNESCO, monumento marcante de Lisboa e símbolo de um país virado para o mar e para a descoberta do mundo.

Na volta, fomos até a Praça do Comércio novamente, de tuk tuk, veículos motorizados, com 2 rodas, os quais oferecem passeios turísticos e transfers pelos principais pontos turísticos de Lisboa.

Premier Turismo Curitiba - 15 dias em Portugal

Após estes 15 dias em Portugal, bem aproveitados para quem já tinha visitado o país, embarcamos no voo diurno da Azul Linhas Aéreas com destino ao Brasil. Com 24 horas antes do voo fizemos o antígeno para o Covid 19, que foi obrigatório para embarque e preenchemos o formulário DSV (Declaração de Saúde do Viajante).

Gostaria de planejar um roteiro personalizado para conhecer Portugal? Entre em contato com a nossa equipe.