Existem muitas pessoas apaixonadas por viagens, e não é à toa. Viajar nos traz experiências únicas, criando memórias que unem imagens, sabores e cheiros únicos. E justamente esta é a base da postagem de hoje, o enoturismo: hotéis extraordinários no Brasil.

Para quem não conhece o termo, Enoturismo refere-se a uma atividade turística em que o foco é uma das bebidas mais famosas e admiradas no mundo: o vinho. O grande objetivo é a apreciação do seu sabor e aroma, além do envolvimento nas etapas da produção; sem mencionar os traços e aprendizados culturais que o enoturismo pode proporcionar.

No Brasil, esse tipo de turismo vem se fortalecendo, e uma prova disso é a pesquisa realizada pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que mostra o crescimento de até 15% do Enoturismo.

Sendo assim, trouxemos aqui 06 (seis) indicações de hotéis e hospedagens em vinícolas para viver uma experiência plena e apreciar o enoturismo. Leia este artigo até o final e saiba mais!

Enoturismo: 6 hotéis extraordinários em vinícolas

A seguir, você irá conhecer 6 (seis) hotéis e pousadas que são extraordinários para quem deseja embarcar no enoturismo e nos hotéis extraordinários no Brasil:

1. Spa do Vinho

Enoturismo: hotéis extraordinários no Brasil

A nossa primeira opção de hotel em vinícola para apreciar o enoturismo é o Spa do Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

O Spa do Vinho oferece uma experiência interessante para casais, principalmente por estar localizado em frente à vinícola Miolo, que é uma das vinícolas mais importantes de Bento Gonçalves.

Assim, o vinho deixa de ser uma mera bebida e passa a ser uma das expressões culturais do lugar, enriquecendo a viagem e impulsionando o enoturismo.

Além disso, o Spa do Vinho também oferece terapias de vinho, espaços de lazer como quadras de tênis, piscinas aquecidas e claro, uma vista única e maravilhosa do Vale dos Vinhedos.

Outro detalhe que não podemos deixar de fora são as experiências gastronômicas, tanto dos vinhos quanto dos 03 (três) restaurantes que o Spa do Vinho oferece na região, trazendo experiências da culinária nacional e internacional.

2. Casa Valduga

Enoturismo: hotéis extraordinários no Brasil

Falando de enoturismo e de experiências em vinícolas, temos a Casa Valduga, que é uma das vinícolas mais antigas de Bento Gonçalves, sendo a pioneira enoturismo na região.

A Casa Valduga conta com mais de 20 acomodações, composta por 05 (cinco) pousadas, sendo elas: Raízes, Leopoldina, Identidade, Storia e Gran, que inclusive são os rótulos renomados da Casa Valduga.

Você poderá experimentar pratos da culinária italiana em jantares harmonizados, apreciando os melhores rótulos de vinho e um cardápio único.

3. Borghetto Sant’Anna

Enoturismo: hotéis extraordinários no Brasil

Outra excelente opção para quem deseja explorar o enoturismo é a pousada Borghetto Sant’Anna, que fica próxima à Vinícola Marco Luiggi, em Bento Gonçalves.

A pousada tem como principal objetivo levar o turista a vivenciar um estilo colonial italiano, remetendo à Toscana, região central da Itália.

Aqui, você irá encontrar conforto, calmaria e grandes experiências culinárias, como o café da manhã italiano oferecido de forma privativa no estilo picnic, além da linda visão do Vale dos Vinhedos.

4. Don Giovanni

Outra pousada que merece destaque é a Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira. O principal diferencial dessa indicação é que as acomodações são rústicas, construídas em 1930 e preservando a imagem colonial da época.

Além disso, você poderá visitar a vinícola Don Giovanni, degustar os vinhos produzidos e ainda ter a experiência de finalizar o seu próprio espumante, como é feito na França. Incrível, não é mesmo?

Para quem busca uma experiência gastronômica, a Pousada Don Giovanni oferece um cardápio harmonizado, contando com espumantes, vinhos e pratos ricos em sabor, temperança e equilíbrio.

5. Hotel Vinícola Davo

Enoturismo: hotéis extraordinários no Brasil

Outro hotel vinícola que não pode deixar de ser visitado é o Hotel Vinícola Davo, que conta com 19 habitações construídas em meio aos vinhedos.

Portanto, se você está em busca de uma experiência que misture vinhos e espumante, turismo rural, história e gastronomia, esta é a melhor opção em questão de conforto e exclusividade.

6. Castelos do Vale Resort

Você sabia que é possível conhecer a França aqui no Brasil? Esta é justamente a proposta dos Castelos do Vale Resort, em Bento Gonçalves.

Embora ainda esteja sendo construído e seja inaugurado apenas em 2025, o Castelos Vale Resort tem como principal objetivo proporcionar uma experiência turística que transporte o turista ao Vale do Loire, mas sem sair do Brasil.

O empreendimento irá contar com espaços de lazer, passeios, hospedagens, spas, jardins temáticos e atrações que fortalecerão o enoturismo.

O foco do enoturismo é proporcionar uma experiência que leve o turista a desejar saber mais sobre vinhos, além de proporcionar hospedagens e comidas de sabores únicos, construindo memórias únicas e afetivas.

Sendo assim, cada uma das experiências podem ser vividas em família, com amigos, em casal e até mesmo sozinho. O que importa é a experiência turística a ser vivida.

Que tal vivenciar esta experiência incrível do enoturismo e hotéis extraordinários no Brasil? Entre em contato com a nossa equipe e planeje sua próxima viagem.