Confira o posicionamento das companhias aéreas segundo as novas regras da ANAC sobre o despacho de bagagem:

AZUL – A Azul vai manter a franquia gratuita de bagagem despachada (uma mala de 23 kg) para seus voos domésticos. Porém, a companhia afirmou que vai introduzir uma nova classe de tarifa, chamada de “Azul”, que dará descontos para quem levar apenas bagagem de mão. Nessa nova modalidade, o passageiro pagará mais barato pela passagem ao levar apenas a mala de mão, agora de 10 kg. As regras valem à partir do dia 1 de junho.

GOL – A GOL irá disponibilizar uma nova tarifa mais econômica, chamada Light, para quem não precisar despachar bagagens. As atuais tarifas Programada e Flexível continuam a incluir, sem custo, uma bagagem de até 23 kg e a classe GOL Premium, disponível apenas nos voos internacionais, permite dois volumes do mesmo peso, ambas de 23 kg. Caso o cliente que adquiriu o bilhete da tarifa Light, após a compra, tome a decisão de despachar bagagem, esse serviço poderá ser contratado à parte. As regras valem à partir do dia 10 de junho.

LATAM – De acordo com o comunicado oficial da companhia aérea, as primeiras alterações serão nas bagagens internacionais: cada passageiro poderá despachar duas malas, sem custo adicional, de até 23 kg, ao invés das duas de 32 kg. Para destinos na América do Sul, apenas uma mala de 23 kg. Nos voos domésticos, a franquia de uma mala de 23 kg, sem custo adicional, fica valendo pelos próximos meses. Depois, cada uma custará R$ 50, mas a companhia não informou quando vão ocorrer as mudanças.

AVIANCA – A Avianca informou que por enquanto decidiu não cobrar por despacho de bagagens, pois irão estudar a situação por mais tempo, visando criar um programa que seja atrativo e coerente com o histórico da empresa. Então, ainda está valendo a regra anterior.

Na bagagem de mão, a regra muda em todas as companhias: O passageiro agora poderá carregar uma mala de 10 kg, sem custo adicional, ao invés de 5 kg. As medidas da mala também continuam iguais: no máximo 55 cm x 40 cm x 25 cm (altura x largura x espessura).