Ahhh a Grécia… 
Pedras brancas, beijadas pelo sol, justapostas contra um mar de safira azul!
Se você já esteve lá ou ainda está esperando, sonhando… que tal já ter um “gostinho”?
Desta vez, exploraremos o prato nacional da Grécia: o Moussaka!

Servido em quase todas as tabernas e preparado em todas as casas em ocasiões especiais e refeições em família. Deliciosas camadas de carne moída, molho de tomate, camadas de berinjela e molho cremoso de bechamel…  Hmmmm, irresistível!  

Foto: Creative DMC Cyprus

Ingredientes básicos:
– 6 berinjelas & óleo vegetal 

Para o molho da carne:
– 750g de carne picada
– 2 cebolas vermelhas (picadas) & 2 dentes de alho (picados)
– 1 lata de tomate picado
– 2 colheres de sopa de purê de tomate
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 copo de vinho tinto
– Pitada de sal marinho e pimenta do reino moída
– 1 folha de louro
– Pitada de canela
– 1/4 de xícara de azeite

Para o molho bechamel
– 900ml de leite
– 120g de manteiga
– 120g de farinha
– Pitada de noz-moscada
– 2 gemas
– 100g de queijo parmesão

PASSO A PASSO:

BERINJELA:Corte as berinjelas em fatias com 1 cm de espessura. Tempere com sal e coloque em uma peneira por cerca de meia hora. Lave as berinjelas com bastante água e aperte com as mãos para se livrar da água em excesso. Seque-as e frite em óleo, até ficarem bem coloridas. Coloque as berinjelas fritas em algum papel, para absorver o óleo. 

MOLHO DA CARNE: Aqueça uma panela grande em fogo médio-alto e adicione o azeite. Misture as cebolas picadas e refogue. Misture o alho, o purê de tomate e a carne moída. Despeje o vinho tinto e espere evaporar. Adicione o tomate enlatado, o açúcar, uma pitada de canela, 1 folha de louro e uma boa pitada de sal e pimenta. Deixe ferver, desligue o fogo e cozinhe com a tampa por cerca de 30 minutos, até que a maioria dos sucos tenha evaporado.

MOLHO BECHAMEL: Use uma panela grande para derreter um pouco de manteiga em fogo médio-baixo. Adicione a farinha mexendo continuamente para fazer uma pasta. Adicione o leite aquecido em um fluxo constante; continue mexendo para evitar que seu molho fique irregular. Retire a panela do fogão e junte as gemas, o sal, a pimenta, uma pitada de noz-moscada e o queijo ralado. Bata rapidamente, para evitar que os ovos virem uma omelete!

MONTE O SEU MOUSSAKA: você precisará de uma assadeira grande, aprox. 20 * 30 cm. Unte com manteiga o fundo e os lados da panela e coloque as berinjelas em camadas. Despeje o molho de carne e uniformemente. Adicione uma segunda camada de berinjela, cubra com o molho bechamel e alise com uma espátula. Polvilhe com queijo ralado e asse o Moussaka em forno pré-aquecido a 180-200C por cerca de 60 minutos, até a crosta ficar marrom dourado claro. 

Sirva o Moussaka com uma salada grega tradicional e saboreie com uma taça de vinho!

Fonte: GFA Cozinha