Já imaginou poder viajar, conhecer pontos turísticos e ainda impactar positivamente a vida de outras pessoas de forma intencional?!

Se você é o tipo de pessoa que gosta de se aprofundar na cultura dos lugares por onde passa e já não se contenta mais em apenas conhecer pontos turísticos, embarcar na experiência transformadora que o turismo social proporciona é a melhor forma para fazer isso.

Foto: Vivenciando Turismo

O turismo social tem como objetivo auxiliar pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. O turista social começa sua jornada ciente de que além de conhecer os pontos turísticos do destino, também participará de ações voltadas para suprir as necessidades e melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas e comunidades em diversas partes do mundo, ofertando educação, conhecimento, acesso a informação, dentre outras experiências proporcionadas de forma voluntária.

Confira abaixo 5 destinos perfeitos para embarcar como um turista social e ter uma das melhores experiências da vida como viajante.

+ África do Sul

A África do sul conta com um cenário natural espetacular. São picos montanhosos, florestas antigas e densas, rios, campos de flores incríveis dentre outras atrações de tirar o fôlego.

Voluntários que escolhem este destino tem a oportunidade de ensinar crianças carentes a surfar, trabalhar em reservas naturais ao lado de grandes felinos, participar de projetos sociais globais instalados no país, passar o dia em uma aldeia Zulu, passar uma semana em uma casa Xhosa ou ir para uma típica fazenda sul-africana.

Ainda na África do sul você pode trabalhar como voluntário na Reserva Big 5 nas cidades de Porth Elizabeth e Grahamstown. A reserva trata-se de uma área de preservação ambiental, casa de inúmeras espécies de animais.

Os voluntários tem a oportunidade de aprender técnicas de conservação ambiental enquanto auxiliam a equipe em atividades diárias, realizam pesquisas sobre elefantes, fazem a busca e a observação de leões e muito mais.

+ Índia

A Índia é um país de cultura exótica e terra de figuras inspiradoras e conhecidas pelo mundo todo como Buda e Gandhi, e por isso mantém suas cores e misticismo, motivando viagens que vão além de apenas excursões turísticas.

Entre as principais ações em que os turistas sociais podem se envolver, estão o auxílio na educação das crianças locais, participação em programas de atendimento em comunidades carentes, preservação do meio ambiente e serviços de saúde em favelas e regiões periféricas.

A Índia ainda conta com um projeto voluntário de Assistência à Mulher, criado com o objetivo de ajudar as mulheres a terem uma vida mais saudável e tornarem-se autossuficientes.

+ México

Devido as suas cidades históricas, atrativos culturais, praias paradisíacas dentre outras atrações, o México tem se tornado o destino preferido entre muitos viajantes do mundo todo.

Além das belezas naturais, as terras mexicanas proporcionam experiências transformadoras ligadas a projetos culturais, ao ecoturismo e turismos de aventura para turistas sociais.

Além dessas ações, existem também projetos relacionados à educação de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência e profissionalização de mulheres instaladas em regiões de pouca habitação do país.

México é um dos lugares ideias para unir as férias e ainda sim aproveitar todas as possibilidades que o turismo social pode oferecer.

+ Peru

Peru é um país totalmente diverso, colorido, hospitaleiro e gastronômico. Conta com uma alta riqueza natural e arqueológica, com uma cultura milenar mística e uma história envolvente de mais de cinco mil anos.

Há muito o que desbravar neste destino, ainda mais como um turista social.

No Peru, os viajantes sociais podem colaborar com organizações que dedicam cuidados especiais à crianças carentes das cidades de Cusco e Lima, além dos centros de saúde públicos.

+ Quênia

O Quênia é um país localizado na base do ”chifre da África” e banhado pelo Oceano Índico. Considerado um importante entreposto comercial onde suas maiores riquezas estão centradas no turismo, sobretudo por conta de seu litoral e pelas savanas.

No Quênia os voluntários tem a possibilidade de auxiliar em programas sociais voltados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS.

E aí, preparado(a) para embarcar nesta experiência transformadora? Entre em contato conosco 🤩