O Turismo Acessível trata-se de um conjunto de ações que visam incluir a maior parte possível da população em atividades turísticas, levando em conta a infraestrutura, serviços e equipamentos possibilitando assim, atender todas as pessoas independentemente das limitações e especificidades. Pensando nesta acessibilidade, separamos 3 destinos nacionais adeptos ao Turismo Acessível.

Socorro (SP)

Socorro é uma cidade que fica a aproximadamente 138Km da capital paulista, premiada e referência em turismo acessível. Esta cidade possui sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos. A hotelaria local proporciona uma estrutura adaptada e completa para receber hóspedes com mobilidade reduzida ou deficiências, ainda oferece atividades especiais para todos os gostos, como tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo, charrete, rapel, rafting, bicicletas, triciclos e quadriciclos e muitas outras atividades de aventura adaptadas para que todos possam participar e se divertir.

Dica de passeio em Socorro

+ Rafting no Rio do Peixe: O Rio possui de 4km a 7km de extensão que são percorridos por meio de botes inflados em meio a corredeiras e uma paisagem lindíssima da mata atlântica. Lá você será recebido por pessoas capacitadas e conhecedoras do rio, onde realizarão as instruções da atividade e de segurança. O objetivo central da atividade é percorrer o circuito e a descida ultrapassando os obstáculos naturais do rio, como galhos, rochas e etc. Tudo isso de forma adaptada.

Fortaleza (CE)

Localizada no Ceará Fortaleza é conhecida por suas belas praias e pelo projeto Praia Acessível, onde disponibiliza esteiras e cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida e/ou deficiência poderem acessar e desfrutar das praias com conforto. Conta também com atividades e passeios adaptados para pessoas com deficiência auditiva e visual. Atualmente a cidade investe em rampas para promover a acessibilidade e dispõe de estrutura para vôlei e frescobol adaptados. Seus banheiros, itens de segurança e técnicos também foram capacitados para atuar no projeto.

Dica de passeio em Fortaleza

+ Praia de Iracema: O local conta com frescobol, vôlei e outras atividades adaptadas, mas o passeio mais procurado por lá se trata do Projeto Praia Acessível falado no texto acima. Esse projeto possibilita o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou com dificuldade de locomoção. Conta com cadeiras adaptadas, profissionais treinados e capacitados para proporcionar estes mergulhos e experiências inesquecíveis.

Bonito (MS)

Bonito, no Mato Grosso do Sul é conhecida como a melhor cidade de ecoturismo no Brasil. É uma cidade marcada por acessibilidade, visando incluir o maior número de pessoas aos seus programas e atividades locais. Ao chegar no destino, os turistas com mobilidade reduzida contam com calçadas largas e rampas de acesso que proporcionam autonomia para passear e conhecer as belas paisagens desfrutando das atrações locais. Conta também com atividades de todos os tipos adaptadas para portadores de deficiências, com guias totalmente capacitados e treinados para auxiliar o turista.

Dica de passeio em Bonito

+ Aquário Natural de Bonito – Flutuação: Se trata de um passeio de flutuação adaptada, onde o turista passa por um treinamento com instrutores experientes em uma piscina antes de partir para o rio. Essa atividade é mais contemplativa do que de aventura. O rio vai conduzindo os turistas pelo percurso, no qual estarão com um colete salva-vidas que auxilia na flutuação e um barco de apoio os acompanharão.

Viaje sem limitações. Entre em contato conosco e descubra um roteiro completamente personalizado. 🙂