Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. No projeto Viaje Sem Sair de Casa, reunimos conteúdos superbacanas para você aproveitar com a família. Que tal conhecer o que cada destino tem de mais interessante? Da gastronomia a dicas de filmes e livros – tudo o que você precisa pra curtir um pedacinho do mundo na sua própria casa e conhecer outros lugares sob novas perspectivas. Boa viagem!
 

Paixão pelo Doce
O holandês Floris van Dyck transpôs para a arte uma característica essencial de seu país: a paixão pelo doce. Para os holandeses, o café fica melhor com uma apetitosa fatia de vlaai (torta tapada por uma treliça de massa que revela o recheio molhadinho de frutas) ou de appeltaart (torta com pedaços de maçã e aroma de canela). Outra boa opção é o stroopwafel (dois discos de biscoito unidos por uma calda de caramelo). Na Holanda, as sobremesas são tão tradicionais quanto as tulipas, os canais e os moinhos de vento.

Torta de Maçã Holandesa

Ingredientes para a massa (8 a 12 porções)

  • 300g de farinha com fermento (self-rising flour)
  • 180g de manteiga ou margarina
  • 150g de açúcar mascavo
  • 5ml de essência de baunilha ou 8g de açúcar de baunilha
  • 1 pitada de sal

Para o recheio

  • 1kg de maçãs
  • 100g de passas lavadas e secas
  • 1 ovo
  • 40g de açúcar cristal
  • 2 1⁄2 colheres de suco de limão (ou mais, a gosto)
  • 3 colheres de chá de canela (ou mais, a gosto)
  • 3 colheres de sopa de semolina (para absorver os sucos)

Prepare assim

Para a massa:
 peneire a farinha, o açúcar mascavo, a baunilha e o sal sobre uma tigela. Corte a manteiga ou margarina em cubos pequenos e adicione à mistura de farinha. Bata o ovo e adicione 3⁄4 dele à mistura de farinha. O restante do ovo será usado na cobertura. Usando duas facas, junte a manteiga ou margarina e a mistura de farinha. Usando uma mão, sove para formar a massa. A massa deve ter a forma de uma bola. O processo pode ser um pouco demorado. Mantenha a massa redonda na geladeira por 1 hora. Enquanto isso, faça o recheio.

Para o recheio: descasque as maçãs e corte-as em cubos. Os tamanhos devem variar, para que fiquem mais saborosas. Numa tigela grande, combine as maçãs, as passas, o açúcar cristal, a canela, o suco de limão e metade da semolina. Misture bem e deixe os sabores se fundirem, mexendo de vez em quando. 

Depois: unte uma forma redonda de bolo com a lateral removível. Coloque 3⁄4 da massa na forma. A massa não precisa ser muito grossa. O importante é que a forma fique toda coberta. Cubra o fundo com a semolina restante. Adicione o recheio, mas tente deixar os sucos fora. Numa superfície com um pouco de farinha, abra o resto da massa até que tenha 0,5cm de espessura. Corte a massa em tiras e ponha em cima da torta para formar uma trama, cobrindo não mais do que um terço da superfície. É preciso que se possam ver bem os pedaços de maçã. Se necessário, use um pouco da massa restante para deixar as extremidades um pouco mais altas. Use o que sobrou do ovo batido para cobrir as tiras de massa. Asse a torta a 175°C por aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Se houver massa sobrando, enrole, salpique açúcar e canela (ou a mistura de maçãs que sobrou) e asse em papel-manteiga por alguns minutos. Remova a lateral da forma apenas depois que a torta estiver fria. Sirva quente (aqueça no forno ou no micro-ondas) ou gelada, com chantilly ou sorvete.

Fonte: Teresa Perez