Paisagens bucólicas, comida de fazenda ou friozinho da serra, som dos passarinhos e contato direto com a natureza. Conheça 5 hotéis nacionais para fugir da agitação e descansar a mente.

Saint Andrews (Rio Grande do Sul)

Com sua arquitetura inspirada nos castelos europeus, Saint Andrews é um hotel localizado em um condomínio particular no centro de Gramado no Rio Grande do Sul, conhecido por ser o único Exclusive House e hotel 6 estrelas do país. Do hotel é possível ter uma vista do espetacular Vale do Quilombo que possui 850 metros de altitude.

O Castelo conta com 19 suítes com nomes de pedras preciosas como Esmeralda, Cristal e Âmbar, sendo 11 suítes no Castelo e 8 no Mountain. Possui serviços totalmente personalizados em ambientes impecavelmente decorados com elementos clássicos e contemporâneos que proporcionam uma experiência exclusiva para cada hóspede.

O hotel dispõe de mordomos 24h, uma adega com aproximadamente 239 rótulos e quase 1.900 garrafas, serviço de concierge, programas especiais permanentes e semanais como festival de fondue suíço, festival de vinhos chilenos e festival catena zapata que contribuem para um universo de experiências inesquecíveis.

O Saint Andrews conta ainda com vários ambientes designados para a realização de eventos sociais e corporativos, cerimônias de casamento, mini weddings, celebração de bodas, aniversarios, festa de debutante, renovação de votos e meetings empresariais.

As suítes possuem cores e decorações especiais inspiradas em pedras preciosas. A suíte chamada Âmbar, por exemplo, conta com tons de marrom e bege, e está situada no andar mais alto do hotel. 

Foto: Seu dinheiro

Cristalino Jungle Lodge (Mato Grosso)

O Cristalino Lodge fica em meio à primeira reserva particular do patrimônio natural (RPPN) que está localizado no sul da Amazônia brasileira. Uma RPPN é uma área privada com o objetivo de conservar a diversidade biológica no Brasil.

O Eco Lodge tem projetos que incluem diversos aspectos de conservação ambiental, então quando passar por lá, direta e indiretamente você contribui para a conservação dos recursos naturais e biodiversidade, podendo participar de programas de educação ambiental e turismo responsável, através de grupos em trilhas preservadas. A reserva é bem administrada e conta com uma equipe de diferentes áreas de conhecimento como biologia, administração e educação.

É lar de criaturas especiais que só vivem nesta região como o macaco-aranha-de-cara-branca, macaco-cuxiu-de-nariz-vermelho, falcão-críptico, tiriba-de-barriga-vermelha entre outros. Conta com várias atividades como o retiro de yoga naam que se trata de um programa voltado para amantes da natureza e de yoga que estejam buscando se aprofundar na prática e também em sua conexão com o mundo natural. Este retiro tem como objetivo levar o hóspede a se reconectar com o seu eu verdadeiro e viver em harmonia com a vida.

O luxo essencial que o Lodge promove para os hóspedes é o contato com a natureza, este é um toque especial capaz de aguçar os sentidos para as coisas simples da vida como o barulho do rio, o céu estrelado, o silêncio da noite, a chuva amazônica, as fragrâncias da mata, um jantar à luz de velas, o atendimento do bar com fogueira dentre outras simplicidades que se tornam grandes experiências.

Lá é possível desfrutar de bangalôs confortáveis, acomodações aconchegantes que utilizam práticas sustentáveis como sistema de ventilação natural, aquecimento solar da água e tratamento de resíduos biológicos. Dispõe ainda uma sala de conferências para palestras temáticas, restaurante com áreas internas e externas que servem o sabor brasileiro e regional, bar com vista para as rochas e árvores, sala de leitura e outros espaços que tornam esta experiência marcante. 

Foto: Viagem e turismo

Mirante do Gavião (Amazonas)

Mirante do Gavião é um lodge localizado no município de Novo Airão na margem do rio Negro, amazonas. Próximo à reserva ecológica do Arquipélago Anavilhanas que é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. O Lodge é conhecido por seu projeto arquitetônico em madeira de lei e totalmente integrado à natureza.

O hotel é cercado de floresta tropical praticamente intocada, no qual permite um amanhecer com a sinfonia das aves amazônicas em um bangalô luxuoso e super confortável. A programação na floresta é variada, podendo remar por igarapés, caminhar entre as árvores centenárias ao som dos bugios, fotografar e contemplar botos saltitando em um lago e conhecer a cultura, artesanato e o modo de vida local por meio das comunidades tradicionais locais.
 
Este local é destinado a proporcionar experiências únicas e especiais, como oferecer navegações noturnas para a observação de animais sob um céu estrelado, além de embarcações super preparadas e confortáveis para tours seguros. Conta com suas áreas de lazer, piscina, píer, lounge, restaurante e alguns mirantes dispostos na propriedade.

Tudo no Lodge foi pensado e planejado para causar o menor impacto ambiental possível em uma das mais preservadas biodiversidades do planeta. Inclusive sua construção foi baseada nos princípios da arquitetura vernacular que é uma forma de construção que utiliza de recursos naturais e técnicas da região.
 
Algumas das práticas sustentáveis adotadas pelo Mirante do Gavião é a utilização de energia solar que abastece os sistemas de aquecimento e elétrico, a compostagem dos resíduos orgânicos e a utilização de ingredientes e produtos frescos da horta orgânica local.

Foto: Turismo Amazonas

Parador (Rio Grande do Sul)

O hotel está localizado em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul e é conhecido por ter sido inspirado em lodges africanos. O Parador conta com diversas opções de lazer para que a estadia do hóspede seja inesquecível sem precisar sair do hotel.

Com uma estrutura completa, o Parador promove um espaço para relaxar e curtir a fazenda como a área social, que possui uma sala de estar em frente a lareira de pedra com um pequeno cinema. Podendo desfrutar dos drinks do bar. Conta também com a Casa de Banho com jacuzzi e sauna para maior relaxamento.

Outras atividades praticadas no Parador é a pesca esportiva no Arroio Camarinhas, trilhas por dentro da mata de araucárias até o cume da montanha Leão Baio, tendo a oportunidade de explorar cenários espetaculares em grupo.

Para fechar com chave de ouro, o hotel possui o Spa Parador by L’Occitane, que te leva para uma viagem sensorial promovendo o seu descanso em um dos melhores destinos da região sul do país. Utilizam de técnicas exclusivas com um toque provençal proporcionando um equilíbrio e relaxamento para o corpo e mente.

Foto: Booking

Virá Charm Resort (Paraná)

Virá Charm é uma pousada localizada no interior da cidade de Fernandes Pinheiro no Paraná a cerca de 2h de Curitiba. É o lugar ideal para quem busca um refúgio para relaxar, descansar e ter experiências diferentes.

Na pousada há diversas atividades relacionadas à vida na fazenda e a natureza como pescaria, colheita, cavalgadas, trilhas, assim como lazer em piscinas climatizadas e passeios no lago. É um espaço super charmoso com estrutura e atividades para atender pais e filhos já que o resort conta com chalés e uma área familiar para atender os pequenos hóspedes.

O resort possui uma história pra lá de curiosa. Em 1920 surgiu um pequeno negócio por meio da união de um casamento entre duas famílias de Poloneses onde comercializavam sal, ovos, trigo, dentre outras coisas. 

Acabaram por começar a hospedar tropeiros que vinham do sul levando gado, cavalos e muares para o norte. Há 20 anos David, junto com sua esposa idealizaram esta pousada que hoje hospeda pessoas de todo o Mundo oferecendo tudo que é necessário para que o hóspede esqueça de sua rotina turbulenta focando em apenas descansar, recarregar as energias, entrar em sintonia com a natureza e curtir.  

O Virá é administrado com muito amor e suor por esta grande família que além de se preocuparem com o bem-estar dos hóspedes se preocupam com o meio ambiente. Por isso contam com um projeto de sustentabilidade que promove a responsabilidade sociocultural, econômica e produtiva, ambiental dentre outras particularidades.

Lá você encontra ar puro, um lago maravilhoso, animais silvestres, tranquilidade e boas energias que a natureza proporciona diretamente para o seu bem-estar. É como estar em casa, mesmo longe de casa.

Foto: Virá Charm Resort Business

Qual o hotel que você deseja conhecer para desconectar da rotina? 🙂