Viajar é parte fundamental do ser humano, vai além de um prazer, está associado a qualidade de vida. Temos a necessidade de explorar, ver o mundo, conectar com outras pessoas, conhecer outros horizontes e estilos de vida.

No último ano, infelizmente, estivemos restritos a esta atividade, sentimos a ausência dela em nossas vidas, e mais do que nunca, percebemos que dependemos de aspectos sociais e naturais para realizarmos um simples deslocamento. 

Assim como o ser humano não consegue existir de maneira totalmente sustentável, não é possível realizar uma viagem que nos atenda de forma 100% sustentável. Mas separamos pequenas ações que podem ajudar a realizar uma viagem de forma mais responsável possível.

Como realizar uma viagem de forma mais responsável

1. Opte por prestadores de serviços de turismo que tenham responsabilidade social e ambiental. Que adotem medidas que diminuem os impactos ambientais, priorizam a mão de obra local e fomentam a economia da região com ações específicas.

2. Os voos comerciais têm alto impacto na emissão de carbono, mas você pode compensá-los a cada viagem. Algumas companhias aéreas contam com iniciativas em que o passageiro calcula o quanto sua viagem gerou e tem a opção de doar uma quantia em dinheiro para algum projeto sustentável.

3. Se puder, reutilize a mesma toalha e o mesmo lençol antes de pedir para o hotel trocar. Assim, economiza nas lavagens e, consequentemente, água, produtos e energia. Muitos hotéis já colocam essa opção no quarto para aqueles que desejam viajar de forma sustentável.

4. Hoje, a maioria das companhias aéreas, de ônibus e trens já contam com sistemas de check-in online. Otimize seu tempo e ajude o meio ambiente ao optar pela internet em vez de imprimir e acumular papéis.

5. Faça o consumo consciente, evite itens descartáveis. Procure carregar com você itens como copo retrátil, talheres e sacola de pano, e assim diminuir o consumo de embalagens plásticas. Realize o descarte correto de todo o lixo produzido. Nunca deixe lixo na natureza. 

6. Temos que ter total respeito à natureza e aos animais que vivem no lugar que estamos visitando. Respeite as instruções do local, não alimente os animais silvestres e nunca toque ou retire as plantas nativas.

7. Respeite a cultura, costumes e normas locais, vestindo-se e comportando-se de forma respeitosa. Isso é uma questão de educação e de aceitar as diferenças culturais.

8. Seja consciente no ato de comprar. Valorize a cultura local, consuma produtos locais e típicos produzidos na região que você está visitando.

Todos nós precisamos fazer o que for necessário para ajudar as comunidades e ecossistemas a prosperarem nos próximos anos. Desta forma, será possível garantir que as gerações futuras também tenham a oportunidade de curtir e explorar o mundo.