Há sempre a possibilidade de viajar sem sair de casa. Filmes, documentários e séries que te transportam para o destino dos seus sonhos, livros que fazem com que você se sinta parte de uma cultura diferente da sua, passeios virtuais que proporcionam conhecimentos e experiências únicas através das telas e muitas outras formas de conhecer os quatro cantos do planeta sem levantar do sofá. Separamos 4 dicas para aproveitar os próximos dias.

– Que tal uma visita virtual aos museus mais famosos do mundo?

1. Museu do Louvre

O museu fica localizado em Paris e é um dos maiores e mais famosos do mundo por abrigar peças históricas e inclusive a pintura de Mona Lisa, conhecida como ‘’La Gioconda’’, ‘’A sorridente’’, obra de Leonardo da Vinci que está no museu desde 1797. O local conta com peças históricas do Egito antigo à arte contemporânea. No site você pode fazer passeios virtuais a três galerias do museu e também visitar exposições passadas. É uma oportunidade para viajar sem sair de casa e ainda ficar por dentro da história que este museu carrega.

2. Museu de História Natural de Nova York

O museu é considerado um dos mais importantes do mundo, pois conta a história da humanidade através das obras, roupas, esculturas e artefatos que desvendam a história desde a Idade da Pedra até o espaço sideral, sobre ossos de dinossauros e muito mais. O mais interessante é que você pode ficar por dentro de tudo isso sem sair de casa, pois o museu possibilita um passeio virtual no qual você pode ver todas essas atrações.

Existem ainda outros museus no qual você pode passear por eles virtualmente, como o Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba, Museu da Marinha em Portugal, Palácio de Versalhes na França e muitos outros.

– Dicas de leitura são bem-vindas! 

1. Um Lugar na Janela – Martha Medeiros

Neste livro a cronista compartilha com seus leitores suas memórias de viagens feitas em várias épocas da vida com diversos acompanhantes, como marido, amigas, filhas e até sozinha. São várias aventuras e grandes trapalhadas em diversos lugares do mundo. Recordações de Machu Picchu, Chile, alguns dias no Japão, dentre outros. É um livro que vale a pena ler e embarcar nessa viagem junto com Martha sem sair do sofá.

2. Mas você vai sozinha? – Gaía Passarelli 

Que mulher nunca ouviu esta pergunta antes de embarcar em uma aventura solo por um lugar pouco conhecido, seja na cidade vizinha ou um outro continente, não é mesmo?! Neste livro Gaía conta, utilizando de seu bom-humor, histórias sobre suas aventuras sozinhas pelo mundo. Histórias como, ser consolada por um xamã andino, dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas e outras que você precisará ler para saber, sem mais “spoilers” por aqui. É o tipo de livro que te encoraja a viver momentos incríveis com a sua própria companhia sem medo e sem preconceito. 

Não deixe de ler também “Track – Robyn Davidson (só em inglês)”, onde conta a história de uma mulher que atravessou quase 3 mil km no deserto australiano na companhia de quatro camelos e um cachorro ou “Cem dias entre céu e mar – Amyr Klink”, uma espécie de diário que relata uma viagem do sul da África à Bahia em um pequeno barco a remo.

–  Assistir documentários e/ou séries

1. O Mundo Segundo os Brasileiros

Esta série aborda tanto o lado positivo, quanto o lado negativo de diversas regiões do mundo através dos olhos de brasileiros que povoam ou estão visitando esses destinos apresentando diversas facetas de uma mesma cidade, dicas, roteiros e muitas outras informações para os amantes de viagem.

2. Capitais do Delito

Série que trata de golpes comumente dado em turistas e quais são os mais aplicados em cada capital. Connor Woodman viaja para as principais cidades turísticas do mundo, como Rio de Janeiro, Paris, Londres, Nova York, Buenos Aires e Barcelona, onde além de registrar flagrantes, se infiltra entre os criminosos para obter mais informações sobre os golpes e como são aplicados de forma detalhada.

Fora estas duas séries citadas acima, existem outras mais como “Planeta Terra‘’ abordando pontos turísticos exóticos,’’Maidentrip”, onde uma jovem de apenas 14 anos viaja o mundo sozinha em um veleiro, dentre outras.


– Criar um roteiro de viagem

Este é um belo momento para você começar a planejar suas próximas aventuras com calma e organização. Seja um mochilão por vários países ou dias de sossego em alguma cidade do interior, com amigos, em família ou até mesmo sozinho. É necessário colocar estes sonhos no papel e se preparar para cada detalhe. 

Um roteiro de viagens garante mais segurança, organização e menos contratempos, proporcionando uma viagem realmente agradável onde sai tudo como o planejado. Para não perder nenhum detalhe é preciso estudar o destino, escolher os pontos que deseja conhecer, definir um objetivo em relação a viagem de acordo com seu perfil, escolher a melhor época, definir um orçamento e tempo disponível, não esquecer de conferir a documentação necessária para viajar, forma de locomoção, escolha de hotéis, lembrar do seguro de viagens e por fim fazer um check-up médico. Ao se preparar você garante tranquilidade, um aproveitamento de 100% do seu destino dos sonhos e muitas recordações e histórias para contar.


Temos ainda para compartilhar com você 10 dicas para viajar sozinho, algumas sugestões de hotéis sustentáveis no Brasil e um calendário especial de viagem para 2020. 🙂