Se quando você ouve falar sobre a Bélgica, você unicamente remete a eliminação da Seleção Brasileira de futebol na última copa, você está enganado. A Bélgica é muito mais que isso, mas infelizmente não recebe a atenção que merece, já que está entre a Alemanha, França, e Holanda, vizinhos muito famosos.

É impossível falar sobre este país e não falar sobre a gastronomia, mais especificamente sobre waffles, batatas, e principalmente sobre chocolate e cerveja.

Se você pensa em conhecer a Europa, coloque a Bélgica em seu roteiro, e tenha uma maravilhosa experiência gastronômica. As cervejas e chocolates devem receber uma atenção especial, pois são considerados os melhores do mundo.

Em Bruxelas, conhecida também como “Capital Mundial do Chocolate” você pode iniciar a experiência na Vila do Chocolate Belga, conhecendo e descobrindo todo o processo de fabricação, as melhores lojas para compra, além é claro, das degustações.

Não vá embora de Bruxelas antes de fazer o Tour da Cerveja, e descobrir o mundo da cerveja belga, visitando diferentes cervejarias e aproveitando este tempo para diversas degustações. Prove uma cerveja de fermentação espontânea típica do país, no famoso bar La Mort Subite, e também coloque o Delirium Café no roteiro, o bar com a maior carta de cervejas do mundo. Está até no Guiness!

Além das milhares de opções em garrafa, eles também contam com 15 opções de chopes. Vá com bastante tempo e deguste sem pressa. Vale a visita!

Depois de pelo menos duas noites em Bruxelas, siga para Ghent, aprecie a arquitetura local, os castelos do século XV e aproveite para experimentar os “Narizes de Ghent”, o doce tradicional da cidade. Os “narizes” são feitos tradicionalmente de açúcar, aromatizados com base de framboesa e engrossados com goma arábica.

Ghent é uma cidade vibrante e cheia de vida, com um ar jovem, em consequência da grande comunidade estudantil que vive por ali.

Por fim, fique pelo menos uma noite em Bruges, e descubra que ela é uma cidade medieval praticamente intacta, e em seguida aproveite para visitar o Museu do Chocolate Choco Story Bruges, que está situado em uma extraordinária casa de quatro andares construída no século XV.

Lá você aprende um pouco mais sobre a produção do chocolate, e como ele tem sido fabricado ao longo dos séculos, primeiro por fabricação artesanal e depois pela produção em massa. Lá você poderá observar os mestres chocolateiros em ação, criando tudo artesanalmente. São fabricados neste local desde bombons finos a estátuas gigantes de chocolate.

A parte mais interessante é que você pode fazer perguntas aos mestres, e saborear todas as amostras que tiver vontade.

É um roteiro interessante para casais e grupos de amigos, mas, se a intenção é viajar com crianças não tem problema, não deixe de visitar o Choco-Story. Para aumentar a diversão, na entrada do museu, as crianças recebem adesivos e um pequeno desafio e deverão prestar atenção às dicas enquanto exploram o local. Reserve um tempo em seu roteiro para aproveitar a experiência ao máximo.

O museu do chocolate abre todos os dias, exceto na época do Natal, no segundo e no terceiro fim de semana de janeiro. Há uma taxa para entrar, que cobre as amostras de degustação no final do passeio.

A Bélgica não se limita apenas a chocolates e cervejas, mas, é um destino que agrada a muitos públicos. Algumas de suas cidades tem uma atmosfera romântica que parece ter saído diretamente de um conto medieval, outras como Bruxelas são indicadas aos fãs de quadrinhos, pois além do Museu Hergé, em homenagem a Georges Remy, grande autor do século XX, as lojas de HQ são muitas. Lá também fica o Belgian Comic Strip Center museu dedicado aos quadrinhos belgas. Além disso, na Bélgica estão alguns dos castelos mais bonitos da Europa, aliás, você sabia que a Bélgica é o país com maior concentração de castelos no mundo?

Apesar de ser um pequeno país da Europa, você vai ficar encantado com o número de atrações turísticas que pode encontrar por lá. Vale a pena conferir a cultura, arquitetura e arte deste país incrível.

Ficou interessado em visitar a Bélgica? Entre em contato com a gente, e desenvolvemos um roteiro personalizado pra você. 🙂