Durante os últimos meses, observamos aumento na procura por locação de veículo. O entendimento de que uma viagem de carro traria mais segurança ao colaborador durante o deslocamento de viagem, gerou crescimento na procura por este serviço. O aumento nas demandas de aluguel de carro mostrou que as empresas seguiram com esta opção para dar andamento em suas operações, enquanto evitavam colocar seus colaboradores em voos e aeroportos.

Tendência da pandemia, com o avanço da vacinação e a retomada das atividades de viagens, o aluguel de carro passou a ser uma ótima opção para os deslocamentos curtos em território nacional, fazendo com que as locações dessem um salto ainda maior, causando o aumento da procura por locação de veículo.

Com a retomada gradual do turismo e das atividades econômicas como um todo, este segmento ficou ainda mais aquecido, mesmo sofrendo impactos negativos da pandemia. Atualmente a escassez de peças e componentes têm afetado a indústria automobilística, gerando atraso na entrega das fábricas e diminuição nos descontos das locadoras. A dificuldade na compra de novos veículos impossibilita o aumento de frota, e, como as frotas atuais não atendem a demanda do momento, essa cadeia está causando indisponibilidade deste serviço para o consumidor final.

Como minimizar as consequências?

Na tentativa de minimizar estas consequências, as locadoras estão tomando ações estratégicas que impactam diretamente no processo operacional de algumas empresas, afetando o planejamento das viagens corporativas que precisa de maior antecedência na solicitação da reserva.

Para a gestão de viagens é importante um olhar atento nos pontos que envolvem uma locação, adequando as tratativas da política de viagens para este serviço, que, anteriormente, em grande parte dos casos, era usado para facilitar o deslocamento na cidade, e hoje atende percursos longos em estradas. No momento de locar um carro para este fim é importante estar atento às proteções e modelos adequados à cada destino e tipo de viagem, pensando no bem-estar e segurança do viajante, como também evitar prejuízos para a empresa. Vale considerar investir em proteções adicionais relevantes para cada locação de forma a não gerar custos adicionais inesperados.

Consulte seu consultor de viagens corporativas para conhecer as possibilidades disponíveis no mercado e garantir uma contratação segura.