Aos poucos, as pessoas voltaram a viajar, porém cautelosas optaram por lugares mais próximos. Isso favoreceu o turismo doméstico no Brasil e em vários países do mundo.

Mesmo não sendo a alternativa mais em conta, o setor de locação de veículos está com alta demanda. Muitos brasileiros viram no aluguel de carro uma opção de viagem e estão escolhendo este serviço pela segurança sanitária.

Diante dessa demanda, trouxemos algumas dicas para auxiliar no momento em que você for alugar seu carro. Confira:

Abertura do Contrato

As locadoras trabalham com a tolerância de 1h para abertura do contrato, após o horário reservado. Após este prazo, a reserva é automaticamente cancelada.

Dica: Quando a locação ocorrer em aeroportos, informe à locadora o número do voo de chegada, para que possa ser monitorado. Em caso de atrasos, o horário de retirada do veículo é mantido conforme a chegada do voo.

Documentação do Condutor

A retirada do veículo só poder ocorrer pelo condutor cadastrado na reserva, com idade superior há 21 anos e carteira de habilitação emitida há mais de dois anos.

O condutor cadastrado deverá estar de posse de um cartão de crédito em seu nome, no qual a locadora fará um pré bloqueio caução como procedimento de garantia.

Retirada do Veículo

Finalizado os trâmites contratuais, o condutor será direcionado ao pátio para retirar o veículo locado.

As locadoras não realizam o check list acompanhado do condutor. Uma vez o veículo estando disponível para retirada, o check list foi previamente realizado pelo auxiliar de locação da loja.

Dica: Antes de sair, de uma volta em torno de veículo. Veja se a lataria do veículo apresenta riscos ou marcas na pintura, se o parabrisa possui algum sinal de trincamento, se o lado externo do pneu possui alguma bolha ou se o veículo encontra-se realmente limpo. Qualquer inconformidade deve ser comunicada de imediato ao auxiliar de locação, para que o check list seja revisado e, se necessário, novas anotações sejam realizadas antes da saída do veículo do pátio da loja.

Encerramento do Contrato

Assim que o condutor chegar com o veículo no pátio da loja, o veículo será vistoriado para identificação de possíveis avarias ocasionadas ao mesmo. Se não forem constatadas avarias, o condutor irá assinar o contrato de encerramento e estará liberado.

Dica: Sempre confira e assine o check list de vistoria, validando as informações, e não esqueça de pegar sua via. Dessa forma não haverá imprevistos, muito menos taxas adicionais à serem pagas posteriormente.

Acidentes ou avarias

Imprevistos sempre ocorrem, por isso precisamos saber como agir.  Caso se envolva em um acidente, entre em contato com a locadora através da central de atendimento, informe com precisão o local do acidente, veículos envolvidos e também as condições gerais do seu veículo. Aguarde as orientações, siga os procedimentos informados e se atende ao prazo para entrega do Boletim de Ocorrência, após o ocorrido.

Dica: Nunca tente fazer acordo com o terceiro sobre o conserto do veículo. A própria  locadora cuidará deste processo seguindo os protocolos internos.

Lavagem do veículo:

Se o veículo for devolvido com sujeita extrema, está passível de acarretar uma taxa extra de lavagem, além do custo de mais uma diária do mesmo pelo período que ficou indisponível para locação.

Dica: Se o carro estiver muito sujo, providencie uma lavagem expressa. Pode ser mais barata que uma possível lavagem extra da locadora.

Combustível:

O serviço de abastecimento das locadoras é calculado com base em uma tabela interna, com custos bem superiores ao mercado. As locadoras entregam o veículo com o tanque cheio, e cobram caso não seja devolvido da mesma forma. Então, entregar o veículo com o tanque cheio é, com certeza, a opção mais em conta.

Condutor adicional:

É possível cadastrar um condutor adicional (com custo extra) no momento da retirada, desde que o mesmo esteja presente e com sua CNH em mãos.

Dica: Caso haja possibilidade de outra pessoa conduzir o veículo, é importante cadastrar o condutor adicional. Os seguros contratados só terão validade para os condutores registrados no contrato.

Serviços adicionais:

As locadoras possuem muitas opções de proteções adicionais e itens opcionais.

Sempre entenda cada serviço extra com custo adicional oferecido no balcão, e tenha certeza que aquilo se enquadra na sua necessidade e qual o custo final na sua locação. Dessa forma, evitará surpresas com taxas adicionais a serem pagas.

Fique atento a estes pontos e oriente a sua equipe. Assim, a sua empresa não precisará ter despesas extras com imprevistos.

Leia também: