Networking nada mais é do que a sua rede de colegas e amigos profissionais. As viagens corporativas são uma ótima oportunidade de expandir o seu universo profissional e potencializar sua carreira.

Independente da profissão, ter uma rede de contatos profissionais é fundamental. A partir do bom networking é possível se destacar no mercado, gerar novos negócios e ampliar conexões. As viagens a trabalho são uma excelente oportunidade de aprimorar esses relacionamentos. Sendo assim, separamos 6 dicas para você fazer seu networking profissional. 

  1. Organize informações sobre os participantes antes do embarque

Toda viagem corporativa tem uma agenda que inclui reuniões, eventos, entre outras atividades. Quem vai estar presente nessas reuniões? Você já conhece esses profissionais? Dar uma “stalkeada” no Linkedin dessas pessoas é um bom início. Você pode encontrar pontos em comum, experiências que te ajudarão a criar conexão. Muitas vezes, pode encontrar os participantes da reunião ou evento no próprio aeroporto, local que já deve utilizar para estabelecer contato. 

  1. Reúna informações sobre o evento

Caso você esteja indo para um evento, pesquise toda a programação, o que está sendo postado nas redes sociais, confira como foram as edições passadas. Essas informações podem te ajudar a entender o público que estará no local. 

  1. Verifique se tem outros eventos acontecendo no local

Viagens corporativas costumam ser corridas, mas se você tiver tempo disponível, pesquise outros eventos que estão acontecendo na cidade e também podem ser uma oportunidade de negócio. Se já conhece algum prospect que esteja nas redondezas, aproveite para estreitar a relação e manter um contato mais próximo.

  1. Demonstre interesse

Da mesma forma que você, outros profissionais estão em busca de networking. Aproveite para fazer seu marketing pessoal, mas também mostre-se interessado e aberto para ouvir as experiências dos outros.  Reciprocidade será importante para estabelecer conexão! Faça com que os outros participantes tenham vontade de falar com você, porém sem parecer forçado, pois se esforçar muito para ser notado pode afastar outras pessoas.

  1. Deixe seu contato

Depois de conversar, trocar experiências e se aproximar dos participantes, não esqueça de deixar seu contato com eles. Caso não tenha cartão de visitas, deixe seu e-mail, “troque” redes sociais ou passe um telefone para quem quiser manter o contato. 

  1. Mantenha contato

Depois de todo o esforço para ampliar sua rede de contatos, é necessário cultivar esse relacionamento. Identifique as oportunidades para manter essas relações e faça com que as pessoas se lembrem de você. As redes sociais são uma excelente ferramenta para isso. Comente os posts, compartilhe, curta as publicações profissionais. De nada adiantará todo o esforço para fazer o networking na sua viagem se você não dedicar um tempo para fazer com que essas pessoas se recordem de você. 

Gostou das dicas? Agora você está pronto para viajar a trabalho e colocar todas as ideias em prática. Para a organização da sua viagem, entre em contato com a Premier Turismo. 

Leia também: